sábado, 15 de janeiro de 2011

FIQUE POR DENTRO - HEPATITE

Neste  post, vou tratar de um assunto muito importante, e que as vezes cai no esquecimento da população - HEPATITE.
Muitos já ouviram falar em biossegurança, mas não sabem o significado.
Vamos lá, a palavra "a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, e proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996)

Em suma, quer dizer, "segurança no manejo de produtos e técnicas biológicas".
Existe hepatite A,B,C, D e E. Mas hoje o foco é HEPATITE B e C.  São consideradas populações de risco: indivíduos que receberam transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993, usuários de drogas intravenosas ou usuários de cocaína inalada que compartilham equipamentos de uso, pessoas com tatuagens, piercings ou que apresentem outras formas de exposição percutânea(exemplo: consultórios odontológicos, podólogos, manicures, etc., que não obedecem as normas de biossegurança)(Fonte: Wikipédia)

No ano passado, foi realizada uma pesquisa com manicures de salões da classe A e de baixa renda da capital paulista. Em que 20% das manicures ouvidas no município de São Paulo têm hepatite B. das 100 entrevistadas, 74% das profissionais não lavavam as mãos entre uma cliente e outra, nem estavam vacinadas contra a doença, 72% desconheciam as formas de contágio e somente 5% usavam luvas descartáveis.(divulgado no site Terra- 20/03/2010).


As manicures e até mesmo as clientes, em sua maioria, estão preocupadas com a micose e esquecem que ir ao podólogo ou salão  vai muito além disso. Uma dica é prestar atenção nos detalhes quando se vai ao salão, por exemplo. O fato de cada cliente ter seu próprio kit, não exime a responsabilidade do profissional. Existem as toalhas, o porta acetona, a famosa bacia para pés e mãos( que estão sendo abolidas de muitos salões) que são fontes de proliferação de fungos e bactérias. Com a manicuração avançada, todo o procedimento é feito à seco. Empresas estão cada vez mais apostando no desenvolvimento de luvas e sapatilhas descartáveis. As toalhas tem que ser descartável ou de uso individual. Tem salão que coloca pra secar toalhas, no famoso quartinho de despensa ou estoque. O vírus da hepatite pode ficar por 7 dias nas toalhas. 


O Ministério da Saúde disponibiliza uma cartilha eletrônica HEPATITES VIRAIS - O BRASIL ESTÁ ATENTO, onde poderão ter mais detalhes. 

Um comentário:

  1. Gente isso é muito serio, antes de kd cliente o material tem que estar tudo limpo e d eprefencia td descartavel e de luvass isso é mega importanteeee

    beijoss
    nossaspinceladas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.